O que é posicionamento de marca?

Artigos / Etapas fundamentais do branding - 12.01.2024 - 08:30

O que é posicionamento de marca?

O que é posicionamento de marca? Posicionamento de marca é todo o esforço para identificar e conduzir a marca na posição desejada dentro da mente das pessoas e do mercado. Se a marca é a mais valiosa propriedade do mundo, um espaço na mente das pessoas, o posicionamento trata de colocá-la no lugar desejado.

O posicionamento procura compreender os lugares existentes, as marcas que já ocupam lugares de acordo com suas propostas, as percepções das pessoas envolvidas e somente então, a definição de um lugar singular aonde sua marca pode fazer a diferença. A partir daí toda implementação vai ter que seguir a estratégia para que aquele posicionamento torna-se perceptível e consistente. A imagem de marca deve tornar-se clara na mente das pessoas e o mais semelhante possível com sua identidade.

Posicionar uma marca envolve definir uma parcela de sua identidade que deve ser ativamente comunicada aopúblico-alvo, demonstrando uma vantagem em relação às marcas concorrentes. Neste processo é preciso separar pontos de paridade e pontos de diferenciação. Já que posicionamento caminha pela linha tênue na qual a marca é parecida o suficiente para ser comparada e diferente o suficiente para ser escolhida.

O posicionamento de marca é um processo complexo de construção de sentido. Ele não é feito do dia para noite, exigindo esforços e investimentos. Há diversos fatores não controláveis e no final seu resultado será de propriedade do negócio. Um ativo pelo qual ele poderá atrair a atenção e captar o interesse das pessoas.

Saul
Felipe Schmitt-Fleischer
Estrategista de marcas

O Futuro no seu dia a dia

Receba novidades da Evolgo em primeira mão.

Tem um projeto em mente?

Vamos conversar