O que é estratégia de marca?
O que é estratégia de marca? Estratégia de marca são as decisões sobre o caminho que determinada marca vai tomar no mercado de forma a entregar valor para seu público. São as escolhas que são feitas, envolvendo saber dizer alguns sims para muitos nãos.
Estratégia de marca é sacrifício. A marca navega no cenário das escolhas. Entre diversos fatores, ela faz gestão e decide, às vezes sem se dar conta, onde vai buscar destacar-se frente a outras propostas do mercado. A este conjunto de escolhas, deliberadas ou não, damos o nome de estratégia.
Estratégia de marca não é adicionar mais e mais coisas. Estratégia é sobre deixar coisas. Tirando tudo, até restar apenas uma coisa. Um único pensamento poderoso. Um pensamento que é mais enxuto e mais eficiente que a concorrência. É sobre isso que a estratégia de marca deve ser. Aqui ela se encaixa com a ideia de posicionamento de marca.
Cada escolha representa uma renúncia. E a palavra renúncia pode imediatamente lembrar metas não cumpridas e menos moedas no caixa. Isto causa limitações na hora de definir a estratégia de marca, porque de forma intuitiva acaba por forçar a fazer tudo, agradar a todos, não deixar nada descoberto. Está pronta a receita para a mediocridade, realizar uma série de atividades simultaneamente na média de mercado, igual a um monte de outras marcas que já existem.
A estratégia de marca te leva para frente e deixa para trás aquilo que não lhe serve. A estratégia deve simplificar sua vida, assim como clarificar para as pessoas que fazem negócio com você aquilo que significa e entrega para elas. Qual problema a marca resolve, qual o benefício que ela proporciona.
Marcas muitas vezes partem equivocadamente do ponto de chegada. Saem implementando, sobretudo comunicando e vendendo produtos e serviços. Como toda viagem este é o destino, mas para nele chegar é necessário partir de um ponto inicial e escolher o trajeto que vai ser feito. Sair fazendo é não ter estratégia, trazendo uma alta chance de fracassar no mercado.
-
Artigos / Branding
Se está funcionando, não conserte! (e outras lições ignoradas no branding)
Todo mundo deveria ter hobbies. De preferência com relativa distância aos temas de suas profissões. As ideias acabam se oxigenando e a vida pode ser mais agradável e...
-
Artigos / Branding
Você alugaria o futuro de sua marca?
Aquela viagem dos sonhos, uma road trip por algum país desejado. Sim, um roteiro desses pede que o carro alugado também seja especial. Um modelo que habite seus desejos de consumo. Uma...