O que é estratégia de marca?
O que é estratégia de marca? Estratégia de marca são as decisões sobre o caminho que determinada marca vai tomar no mercado de forma a entregar valor para seu público. São as escolhas que são feitas, envolvendo saber dizer alguns sims para muitos nãos.
Estratégia de marca é sacrifício. A marca navega no cenário das escolhas. Entre diversos fatores, ela faz gestão e decide, às vezes sem se dar conta, onde vai buscar destacar-se frente a outras propostas do mercado. A este conjunto de escolhas, deliberadas ou não, damos o nome de estratégia.
Estratégia de marca não é adicionar mais e mais coisas. Estratégia é sobre deixar coisas. Tirando tudo, até restar apenas uma coisa. Um único pensamento poderoso. Um pensamento que é mais enxuto e mais eficiente que a concorrência. É sobre isso que a estratégia de marca deve ser. Aqui ela se encaixa com a ideia de posicionamento de marca.
Cada escolha representa uma renúncia. E a palavra renúncia pode imediatamente lembrar metas não cumpridas e menos moedas no caixa. Isto causa limitações na hora de definir a estratégia de marca, porque de forma intuitiva acaba por forçar a fazer tudo, agradar a todos, não deixar nada descoberto. Está pronta a receita para a mediocridade, realizar uma série de atividades simultaneamente na média de mercado, igual a um monte de outras marcas que já existem.
A estratégia de marca te leva para frente e deixa para trás aquilo que não lhe serve. A estratégia deve simplificar sua vida, assim como clarificar para as pessoas que fazem negócio com você aquilo que significa e entrega para elas. Qual problema a marca resolve, qual o benefício que ela proporciona.
Marcas muitas vezes partem equivocadamente do ponto de chegada. Saem implementando, sobretudo comunicando e vendendo produtos e serviços. Como toda viagem este é o destino, mas para nele chegar é necessário partir de um ponto inicial e escolher o trajeto que vai ser feito. Sair fazendo é não ter estratégia, trazendo uma alta chance de fracassar no mercado.
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